TAG "Hábitos de Leitura"

Há uns tempos dei por mim a pensar qual seria a melhor maneira de enriquecer o blogue e torná-lo diversificado, dando-vos a conhecer mais de...

Há uns tempos dei por mim a pensar qual seria a melhor maneira de enriquecer o blogue e torná-lo diversificado, dando-vos a conhecer mais de mim mas, claro, sem tornar este meu projeto aborrecido. Foi assim que me lembrei da moda universal que são as tags; parti então à procura de tags com perguntas interessantes que me dessem liberdade para que vocês me conhecessem melhor também. Perguntas reunidas e tags agendadas para as próximas semanas, chegou a hora de vos trazer o primeiro conjunto de perguntas e respostas... Vamos a isso?


1. Quando você lê (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)? 
Eu tenho muito por hábito ler quando tenho tempo ou simplesmente quando me apetece. Em época de aulas, leio durante as aulas e à noite, já deitada; durante as férias, leio mais quando me apetece, à exceção das férias de verão que é quando leio mais. Nestes três meses de pausa costumo sempre comprar livros novos e levo um livro comigo praticamente para todo o lado onde vou.

2. Você lê apenas um livro de cada vez? 
Sim e acho que é fundamental. Por mais concentrados e organizados que sejamos, um livro merece a nossa atenção total, merece que estejamos focados naquilo e apenas naquilo. No fim das contas, é uma obra de arte que temos nas mãos e, quando visitamos um museu, também não ficamos a olhar para dois quadros ao mesmo tempo. O único tipo de história que eu leio mais que um de cada vez, obviamente, são as fanfics.

3. Qual seu lugar favorito para ler? 
Eu tanto gosto de ler no escuro do meu quarto, de madrugada, quando já toda a gente está a dormir e eu me posso focar inteiramente no pequeno mundo que tenho nas mãos, como gosto de ler na praia, com as ondas do mar como ruído de fundo. Essas duas situações são sem dúvida as minhas favoritas, embora eu seja da opinião de que qualquer lugar é um bom lugar para ler.

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste o filme? 
Ler o livro, sempre. A única situação em que pode acontecer ao contrário é se eu não tiver ouvido falar do livro antes ou se o livro não me cativar e depois acabar por gostar do filme. O livro dá-nos mais detalhes, dá-nos os pensamentos das personagens, dá-nos sensações olfativas, gustativas e táteis que o filme não nos dá. Além disso, o livro permite-nos ser uma parte da história e permite-nos imaginar as personagens como quisermos, o filme não.

5. Qual formato de livro você prefere (áudio-livro, e-book ou livro físico)? 
Acho que esta pergunta não se faz, pois a resposta é óbvia: livro físico. Eu gosto de escrever nos meus livros, de os sublinhar, de os tornar ainda mais meus. A única ocasião em que me fico pelo e-book é quando não consigo arranjar o livro físico ou quando não estou assim tão confiante se vou gostar da história, então prefiro não gastar o dinheiro devido ao medo. No entanto, sou da opinião de que áudio-livros e e-books não são livros de verdade.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler? 
Assim que me venha à cabeça, penso que não. Acima de tudo, gosto de ter sossego, que o ambiente à minha volta esteja o mais quieto possível. Por vezes, gosto de ler com música a tocar baixinho, mas também não é algo que faça com muita frequência. Para mim, o principal, é estarmos concentrados na história e sermos capazes de nos desligar do que nos rodeia.

7. As capas de uma série têm que combinar ou não importa? 
Eu prezo muito o aspeto físico do livro e acho que é importante as capas terem algo que nos faça perceber que os livros pertencem à mesma série, para dar uma ideia de continuidade. Se os livros tiverem capas muito diferentes, acabamos por não ser capazes de os associar e isso, pelo menos para mim, é desmotivante.

E são estes os meus hábitos de leitura... Espero que tenham gostado e gostava imenso de ter as vossas respostas aí em baixo nos comentários, o que acham?

Vejo-vos na próxima semana com novos posts e novas tags! Não se esqueçam de acompanhar o blogue através da página do facebook [AQUI], pois é lá que eu aviso sobre novos posts.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Esta TAG é tão gira! Eu costumo ler sempre antes de ir dormir e concordo contigo quando dizes que é essencial ler um livro de cada vez.

    http://myown-anatomy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ótimo saber que alguém partilha as nossas opiniões! Porque não partilhares a tag no teu blogue também? Eu teria todo o prazer em saber mais sobre os teus hábitos de leitura também.

      Muito obrigada pelo teu comentário e pela tua visita.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Identifico-me bastante com os teus hábitos de leitura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ótimo saber isso! Na verdade, acho que os meus hábitos de leitura não são assim nada de especial; são mais as coisas fundamentais que qualquer pessoa que se dedique mesmo a ler costuma ter.

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário!

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Adorei as tuas respostas, faz-me lembrar que tenho deixado um pouco os livros de fora e dá-me vontade de voltar a ler.

    http://acerejanotopodamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde demais para voltar a ler. Tens várias sugestões aqui no blogue e em breve terás mais uma.

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário!

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!