O nada desejado regresso às aulas #1

O mês de setembro marca também o não tão desejado regresso às aulas e é a partir desse tema que vou expandir um pouco os conteúdos do blo...


O mês de setembro marca também o não tão desejado regresso às aulas e é a partir desse tema que vou expandir um pouco os conteúdos do blogue e, ao mesmo tempo, espero eu, ajudar-vos. O que pretendo é partilhar com vocês a maneira como me preparo para o regresso às aulas, de maneira a que possamos também trocar dicas e ideias e ajudar-nos mutuamente.

Começo então com a pergunta que, ultimamente, tem assombrado as redes sociais: caderno ou dossier? 

A minha resposta a esta pergunta baseia-se em três palavras: depende da organização. Na minha opinião, um dossier é muito mais prático: temos a matéria que precisamos sempre à mão, temos micas para guardar testes ou outras folhas que os professores nos entreguem e, no final de cada trimestre, podemos livrar-nos do peso extra. Além do mais, há sempre uma ou duas - ou várias - folhas em branco no final de cada separador que nos salva do problema que é ficar sem caderno a meio de uma aula porque, por exemplo, escrevemos mais do que pensávamos ou porque nos esquecemos que o caderno estava a acabar.

No entanto, penso que para se usar dossier é preciso ser-se uma pessoa minimamente organizada, isto porque é importante manter as folhas ordenadas e cada folha na sua disciplina. Portanto, para pessoas que não tenham tanta facilidade em organizar-se, talvez o caderno seja a melhor opção, porque, geralmente, é única e exclusivamente para uma disciplina só e é raro haver folhas soltas. Embora ache o dossier mais prático, este ano vou regressar à simplicidade dos cadernos, devido ao facto de que estou no último ano do ensino básico e, como tal, penso que com cadernos será mais fácil estudar para os exames. Ainda assim, sou da opinião de que cada pessoa tem o direito a andar com aquilo que mais lhe agrada, desde que seja capaz de organizar e gerir bem o seu espaço.

Fosse a indecisão entre cadernos ou dossiers a única que este ano assola a mente dos estudantes e estávamos todos muito bem. Outra das questões que mais se vê nas redes sociais, principalmente por parte de meninas mais velhas, que vão para o secundário, é a típica: mochila ou mala? 

Embora neste campo a maior parte das pessoas se preocupe mais com o aspeto estético e com o espaço disponível, há muito mais que esta questão esconde. Enquanto algumas pessoas continuam a preferir a mochila pelo seu conforto, ou até mesmo por hábito, há quem escolha a mala, pois, por vezes, são mais espaçosas, mas principal por terem um aspeto mais elegante e adulto.

O que nos esquecemos com isto, e contra mim falo, é de contar com a saúde dos nossos ossos. O que acontece é que, com as mochilas, para além de termos um apoio para as costas, o peso distribui-se igualmente pelos dois ombros; com as malas, o peso fica todo à responsabilidade, digamos, de um só ombro ou até mesmo do pulso. Como referi, contra mim falo porque, em dias de menos disciplinas, o que automaticamente significa menos livros e, consequentemente, menos peso, gosto de levar uma mala, só porque sim. Embora não saiba se o meu horário me permitirá fazer isto este ano, até porque vou usar cadernos, o que vos sugiro é que se quiserem usar uma mala, saibam também intercalar os dias de mala e os dias de mochila, para, nos dias de mais disciplinas, não chegarem a casa quase a rastejar com dores nos ombros.

Por hoje, ficamos com aqui, mas para a semana há o post número 2 desta série de regresso às aulas e, no próximo, uma surpresa que eu espero que gostem. Em relação a este post número 1, deixo-vos também as perguntas: o que é que preferem? Caderno ou dossier? Mala ou mochila? E o que é que gostavam de ver falado no próximo post?

You Might Also Like

12 comentários

  1. Olá!
    Adorei o post! Eu também estava muito indecisa em relação a caderno ou dossier mas penso que vou optar por caderno porque apesar de eu ser uma pessoa organizada, acho que um caderno para mim torna tudo mais fácil. Também vou optar por uma mochila :)
    Beijinhos, já estou a seguir o teu blog ♥

    Blog Mãos de aranha | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano, para mim, vai ter mesmo que ser caderno, porque ano de exames vai dar-me jeito ter a matéria toda junta e não em folhas que tenho que ir tirando do dossier por causa do excesso de peso.

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá!
    Adorei as dicas são muito boas, mesmo que este ano não vá frequentar a escola.
    Beijinhos, Vaa ♥

    http://neverlandbyvaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, é sempre bom ser útil.

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Gostei muito do post! Eu prefiro caderno e mochila, é muito mais prático :)
    Já estou a seguir o teu blogue, é super giro!

    Beijinhos :*
    Elefante MágicoLojaInstagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por teres gostado, tanto do post como do blogue. Espero ver-te por cá mais vezes!

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Já acabei a faculdade, mas sempre usei dossiers ;) Muito mais organizados!

    Pictures After Coffee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tal coisa, dossiers são sempre organizados e são, acima de tudo, para pessoas organizadas.

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Muito muito obrigado querida! Nem tu sabes o quão importante é esse feedback. Fico mesmo feliz por teres gostado :D Também gostei imenso deste teu cantinho e identifico-me com os conteúdos. portanto, só vejo razões para seguir o blog com a maior atenção.

    Sou licenciado, já tenho mestrado e como não consegui ser admitido em doutoramento, vou fazer umas unidades curriculares isoladas. O meu sonho e o que me dá maior gosto na vida é estudar. Assim, a ideia é nunca baixar os braços e ir sempre à luta ;D

    NEW CITYBREAK POST: Lamego Castle | Workplace
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O feedback é todo honesto, o Pieces of Me é mesmo um blogue fantástico - um dos meus favoritos, devo admitir. Fico muito feliz por teres gostado do Bookaholic e por te teres juntado a nós, é realmente importante para mim conseguir agradar ao público.

      E tens toda a razão, nunca baixar os braços e ir sempre à luta! Se há coisa que enche a alma e que nunca é demais é aprender, até porque há sempre tanto para aprender...

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!