O nada desejado regresso às aulas #2

Então, bem-vindas, e bem-vindos, se for o caso, ao segundo de três posts de regresso às aulas. O primeiro post - que podes ler aqui, se ...


Então, bem-vindas, e bem-vindos, se for o caso, ao segundo de três posts de regresso às aulas. O primeiro post - que podes ler aqui, se ainda não leste - teve um feedback muito positivo, o que me deixou muito, muito feliz!

Enquanto no último post falámos de cadernos, dossiers, malas e mochilas, hoje trago-vos algumas dicas, de organização e para aumentar o sucesso escolar, que eu também vou tentar pôr em prática. Se tiverem dicas diferentes das minhas, não se esqueçam de partilhar nos comentários, porque esta troca de ideias e de dicas é muito importante e ficamos todas a ganhar.

Prepara-te psicologicamente. Esta é a dica mais importante que vos posso dar; a melhor maneira de se organizarem bem e de terem um bom ano letivo é irem psicologicamente preparados para isso. Temos que limpar a nossa cabeça de preocupações desnecessárias e mentalizar-mo-nos de que a escola merece a nossa dedicação e a nossa atenção e que o primeiro passo para sermos bem-sucedidos é querermos realmente sê-lo. A partir daqui, torna-se tudo muito mais fácil.

Estipula horários. E cumpre-os. Esta é uma dica que eu muitas vezes falhei, mas que, este ano, vou tentar novamente e vou tentar não me desleixar a meio. Estipular horários e cumpri-los é muito importante e não falo apenas do horário de acordar e do horário de dormir, é óbvio que esse é importante e é importante também que seja regular para o nosso corpo se habituar a repôr energias dentro daquele espaço de tempo; mas os horários que vos falo são horários que incluam outras coisas: um horário do vosso dia inteiro. O que sugiro é que estipulem as horas para fazer os trabalhos de casa e estudar, que deve ser assim que chegarem a casa, as horas para lanchar e descontrair, seja a ver televisão, a jogar computador ou a fazer outra coisa qualquer, e, se for o caso, o tempo para fazer exercício-físico ou qualquer outra atividade que te agrade.

Usa uma agenda. Na minha opinião, agendas são essenciais no que toca à organização, quer para o período letivo como para o quotidiano. A agenda pode servir-te para marcares os testes, as datas de entrega de trabalhos e as datas de apresentações, bem como para apontares os tpc desse dia e para apontares qualquer compromisso pessoal que tenhas. E se nunca usaste uma agenda antes, não percas mais tempo, vais ver o quão proveitosa pode ser!

Não procrastines. Lembram-se de todas as vezes em que as vossas mães vos disseram que "não deves deixar para amanhã o que podes fazer hoje" e de todas as vezes em que as vossas professoras e professores vos disseram que o melhor é "fazer os trabalhos de casa no próprio dia"? Pois bem, eles têm razão. Procrastinar, ou adiar as coisas, conforme preferirem, é a pior coisa que podem fazer. Isto porque quanto mais adiamos as coisas, menos vontade temos de as fazer e porque adiar o estudo ou a resolução dos trabalhos de casa só nos vai deixar com mais coisas acumuladas para fazer e muitas coisas acumuladas significam também mais trabalho, mais stress e menos tempo. Por isso, ainda que seja difícil, façam os trabalhos de casa assim que voltarem da escola, mesmo que seja chato, que estejam cansados, que amanhã seja sábado. Façam logo, despachem logo esse assunto!

Presta atenção. Esta é uma das complicadas, mas também é muito, muito importante. Quem tem atenção às aulas sabe que o que os professores falam não é só aquilo que está nos livros. Portanto prestem muita atenção às aulas, concentrem-se ao máximo, mesmo que às vezes seja complicado. Tirem apontamentos e escutem bem o que os vossos professores dizem, porque às vezes são dicas fundamentais para os testes e vocês perdem-nas por estarem distraídos.

Estuda num espaço amplo e sem distrações. O nosso estudo deve ser feito num sítio amplo, espaçoso, com bastante luz e que seja confortável. Se, como eu, estudarem na sala de estar, desliguem a televisão e tentem não ter redes sociais abertas no computador. Mantenham o telemóvel minimamente afastado e não estejam sempre a mexer nele. Não, não e não! Evitem as distrações ao máximo e, durante aquela hora ou hora e meia, concentrem-se apenas no que estão a fazer. Se vos ajudar, como me ajuda a mim, ponham apenas uma música de fundo, para descontraírem e para melhorarem o ambiente de estudo.

Diverte-te muito. Sim! Diverte-te muito, ri muito, brinca muito. Fora de aulas, é claro, mas fá-lo. Não vivas única e exclusivamente para a escola. Arranja tempo para ti, para a família, para os amigos. E aproveita! Aproveita muito porque ainda que a nossa adolescência seja uma fase bem complicada e contraditória da nossa vida em que, e falo por mim, nem sempre sabemos bem o que se está a passar, toda a gente diz que é a melhor fase da nossa vida, e eu cada vez mais concordo com isso!

Eu espero que as minhas dicas vos sejam úteis, não se esqueçam de partilhar as vossas comigo para ficarmos todos a ganhar! Além destas dicas, não se esqueçam também que, ainda que às vezes seja chato, aprender é uma coisa boa e a escola, os professor e os colegas de turma ou de outras turmas, mesmo que não gostemos deles, estão a enriquecer-nos enquanto seres humanos e isso é sempre importante. Na próxima semana, o último post da série do regresso às aulas e esse sim com uma surpresa - que era para ser partilhada hoje, o que se tornou impossível devido a uns imprevistos. Mas no próximo sai, prometo!

A próxima semana já tem uma data de posts planeados, fiquem atentos!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Gostei muito do post e das dicas :) Concordo com todas elas!
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por teres gostado. Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Boas dicas para começar o ano em grande ... e com bons resultados!
    beijinhos,
    http://incrediblypinkbymarcia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Muito obrigada pelo teu comentário e pela tua visita.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Obrigado querida!!! a sweat acabei por trazer numa outra cor :P
    Sim, sem dúvida. Com a roupa de inverno podemos brincar mais o que é ótimo. Ou são padrões, ou são sobreposições ou são texturas. Tudo vale :D

    So eu amava voltar :(

    NEW FUNNY POST | Breakfast of my Followers
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a roupa de inverno é mesmo muito melhor, por uma infinidade de motivos.

      E hás-de voltar, infelizmente não o conseguiste este ano, mas para o ano tens uma nova oportunidade para tentar. O importante é nunca desistir. Força!

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Beijinhos.

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!