#ABiaFala... Há água em Marte!

Se seguem a página de facebook do Bookaholic, já sabem de que este post marca o início de uma nova rubrica aqui no blogue - se ainda não se...

Se seguem a página de facebook do Bookaholic, já sabem de que este post marca o início de uma nova rubrica aqui no blogue - se ainda não seguem, talvez seja uma boa ideia porque é lá que vos vou adiantando sobre todas as novidades! Como disse no facebook, a rubrica #ABiaFala vai trazer ao blogue o meu ponto de vista acerca de sérios assuntos da atualidade mundial.

O tema que vos trago hoje não era, de todo, aquele que eu tinha planeado para abrir esta rubrica, mas resolvi falar dele já porque tenho medo que caia no esquecimento. A NASA encontrou água em Marte! E agora vocês dizem: Mas Bia, já toda a gente sabe disso! E é verdade, dou-vos a razão, toda a gente sabe disso! O que eu acho é que nem toda a gente compreende o impacto que isso tem a nível mundial, o quão importante uma descoberta dessas é.

O Universo é imensamente grande. É algo cujo tamanho, para além de infindável, me assusta. Nas aulas, é algo que não gosto muito de estudar porque com uma imensidão de corpos e astros e de todas essas coisas que nos rodeiam, sinto que o ser humano é muito pequenino e insignificante quando comparado à grandiosidade do Universo. No entanto, não deixa de ser algo fascinante. Quer dizer, se ainda há tanto por ver e por conhecer no nosso próprio planeta, imaginem o que não haverá por descobrir lá fora, nesta imensidão que nos rodeia, nos envolve e que é tão desconhecida.

Sou sincera e admito-vos que sempre acreditei em vida extraterrestre. Como referi, o Universo é infindável e, para mim, sempre foi impensável acreditar que não há vida fora da Terra! Pensem comigo: se até no nosso planeta descobrimos coisas novas, não todos os dias, mas frequentemente, imaginem as maravilhas que o Universo, tão grande e infinito, não terá.

Imagens captadas pela sonda que levantaram suspeitas
Créditos das imagens: aqui
A notícia foi avançada pela revista Nature Geoscience que publicou um estudo cujo resultado é a análise das fotografias tiradas por uma sonda. As fotografias revelam marcas em colinas que pareciam ser água líquida. Novas imagens da sonda permitiram identificar os minerais da superfície de Marte e foi possível confirmar as suspeitas. Ao que parece, a água líquida encontrada em território marciano está neste estado físico devido ao sal que contem, que a impede de congelar aos 0ºC. No planeta vermelho, a água líquida surge quando as temperaturas são superiores a -23ºC.

Segundo o The Guardian, os investigadores ainda não sabem de onde surgiu a água, mas suspeitam que esta seja originária de formações geológicas - aquíferos - que armazenam água subterrânea ou da condensação da fina atmosfera do planeta.

Na minha opinião, estas descobertas são fantásticas para a humanidade e é a coisas positivas como esta que nos devemos agarrar. Não digo, como é claro, que devíamos negligenciar os países com dificuldades e as tragédias que vivemos mundialmente. Digo que devemos valorizar isto! Digo que, dentro dos possíveis a nível económico, se explore mais, se descubra mais! Há tanto para descobrir, tanto para ver, para fazer, para conhecer! Como já referi antes, acredito muito na vida extraterrestre e acho que cada vez estamos mais perto de a encontrar! Se há água, há átomos, há moléculas, como é que pode alguém afirmar que não há células? As células são a origem básica da vida e, até prova em contrário, eu acredito que há vida extraterrestre.

E quanto a vocês? Quero muito saber o que vocês pensam e qual foi a vossa reação quando souberam disto. Aproveito ainda para acrescentar que a informação que deu base a este post foi retirada do site da TVI24 porque, como devem calcular, não sei de cor e salteado todos aqueles dados. Eu espero que tenham gostado da nova rubrica e do assunto. Se quiserem comentar a rubrica nas redes sociais usem a hashtag #ABiaFala. Deixem a vossa opinião nos comentários porque, como sabem, é muito importante! Vejo-vos muito em breve!

You Might Also Like

0 comentários

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!