REGRESSO ÀS AULAS | TRICKS AND TIPS

Este ano não temos séries de três posts com conselhos, truques e todo o bla bla bla  a que estamos habituados nesta altura. Contudo, se assi...

Este ano não temos séries de três posts com conselhos, truques e todo o bla bla bla a que estamos habituados nesta altura. Contudo, se assim o desejarem, podem ver os posts do ano passado aqui. Ainda assim, não poderia deixar passar esta data sem partilhar convosco alguns dos meus truques e dicas.

No dia 15 de setembro começo oficialmente uma nova etapa da minha vida: o secundário. Desde que percebi bem o que é o secundário e as escolhas que o antecedem que defini essa etapa como a fase em que começo a estudar para o que quero em vez de estudar porque tem que ser. Como não podia deixar de ser, esta é uma fase que quero partilhar com vocês, para que possamos trocar informações e experiências.



Prepara-te psicologicamente. Já tinha partilhado esta dica convosco o ano passado e, um ano depois, continuo a considerá-la a dica. O primeiro passo para sermos bem sucedidos é estarmos concentrados e querermos realmente sê-lo. Lembrem-se que não há objetivos inconcretizáveis e que, com esforço e dedicação, tudo se alcança!

Estipula horários.  E cumpre-os. Esta é mais uma das dicas que já tinha dado o ano passado. A verdade é que considero a organização muito importante, quer a organização do local onde estudamos, da qual falarei mais para baixo, como a organização do nosso dia. Devemos estipular horas de estudo, horas de descanso, horas de acordar e até mesmo horas de sair de casa. Não precisamos de ter um horário definido ao minuto, mas devemos saber gerir o nosso tempo de maneira a que nada fique para trás. O futuro académico é muito importante, sim, mas não deixem de lado a importância do vosso bem estar e de fazerem aquilo que gostam!

Organiza-te. Mas organiza-te a sério. Com agendas virtuais, com agendas físicas ou só mesmo com o teu cérebro. A organização é fundamental. O espaço onde estudas ou, durante as aulas, o espaço onde trabalhas aka a tua mesa, deve estar limpo e organizado, de maneira a poderes tirar o melhor partido dele. Lembra-te também que uma boa iluminação é fundamental e que, se te distraires facilmente, é melhor que esse espaço fique longe de distrações como a televisão.

Dedica-te e esforça-te. Mesmo que não gostes da escola e que não vejas proveito nenhum naquilo que estás a fazer, esforça-te. Dá o melhor de ti mesmo a cada tarefa que te propõem, por mais pequena que possa ser. Presta atenção, por mais complicado que seja, e esforça-te de verdade. O esforço vale sempre a pena e sem esforço não se vai a lado nenhum, lembra-te sempre disso.

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Se tens trabalhos de casa ou outra coisa qualquer para fazer, faz assim que tenhas tempo para isso. Organiza as tuas prioridades, como os trabalhos que têm que ser entregues mais cedo, e trata delas primeiro, mas se tiveres tempo de sobra não deixes de fazer mais coisas só porque não são para entregar já. Quanto mais aproveitares o tempo livre, mais tempo livre acabas por ter.

Não te foques só nos estudos. Eu sei que isto parece contraditório em relação aos outros conselhos que escrevi, mas é tão ou mais importante que eles. Os estudos são importantes, sim. Mas não são tudo. Tira sempre um tempo para ti, para as coisas que gostas de fazer, para os teus amigos, para a tua família. Não deixes que os estudos te façam perder coisas importantes da vida nem que te isolem.

Diverte-te. Acima de tudo! Lembra-te que, no final das contas, estes são sim os melhores anos da tua vida, por mais que às vezes não pareçam! É por isso que deves aproveitá-los bem e divertires-te ao máximo! Sai com os teus amigos, cria novos planos para o fim de semana e aproveita bem cada segundo que tens livre! É teu dever fazer com que a tua adolescência seja memorável pelas melhores razões.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Muito obrigado minha querida! Só queria que grande parte das pessoas tivesse esta força que eu tenho. O querer vencer só depende de nós!

    Adorei as dicas e achei-as muito úteis. Tenho muitas saudades deste "regresso" mas a vida tem de mudar, não é?! :P Para mim a organização sempre foi fundamental!

    NEW REVIEW POST | La Roche-Posay: Effaclar Mat.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão nisso e resta-nos esperar que, com o tempo, mais e mais pessoas pensem assim! Fico contente por teres gostado das dicas e concordo contigo quanto à fundamentalidade da organização! É como dizes, a vida tem que mudar, mas são mudanças boas!

      Muito obrigada pelo teu comentário e pela tua visita, Miguel! Um beijinho.

      Eliminar
  2. Hi Bea! These are fantastic tips, great post:)
    I'm following your blog!
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Alejandra! I'm glad you liked them! Thank you for your comment and your visit and, of course, thank you so much for following!

      Happy weekend! Xoxo

      Eliminar
  3. Excelentes dicas :), eu diria exatamente o mesmo que tu! Concordo principalmente na parte da organização ( é mesmo fundamental), e na parte de que não nos devemos focar demasiado no estudo, porque senão perdemos a nossa vida e o que se passa à nossa volta.
    Gostei do teu blog :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida! Fico muito feliz por teres gostado! A organização é, de facto, fundamental, mas a diversão não lhe fica nada atrás!

      Muito obrigada pelo teu comentário e pela tua visita! Um beijinho.

      Eliminar
  4. São dicas muito boas para um regresso à escola (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por teres gostado! Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário, Beatriz.

      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Muito obrigado :D E sem dúvida que o outono nos traz cor que dão perfeitamente bem com tudo :D É uma estação bonita embora me custe pensar que vem aí o frio :(

    NEW COOKING POST | Frango Empalhado.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá isso é verdade, pensar no frio custa tanto... Muito obrigada pela tua visita e comentário habituais, Miguel!

      Um beijinho.

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!