ACMA | ALEMÃO EM CENA

Os posts no âmbito do ACMA já se tornaram um hábito aquilo pelo Bookaholic e, como tal, este mês não poderia ser diferente! A verdade é que...

Os posts no âmbito do ACMA já se tornaram um hábito aquilo pelo Bookaholic e, como tal, este mês não poderia ser diferente! A verdade é que este foi um projeto que me cativou desde os seus primórdios e ao qual cada vez gosto mais de pertencer - as pessoas são fantásticas, temos toda a liberdade para fazermos a interpretação que quisermos do tema mensal e, mesmo não havendo obrigatoriedade, sentimos que este é um projeto em que se importam com a nossa presença. Em suma, um projeto fantástico! 

Este mês, a Ju disse-nos que queria que falássemos sobre o que fazemos nos nossos tempos livres, o que nos apaixona e eu resolvi então falar-vos de um novo projeto que abracei e que me tem dado muito gozo fazer: teatro. Vamos a isso?



ACMA | ALEMÃO EM CENA

Tal como já vos tinha contado anteriormente, um dos desafios que abracei foi iniciar o estudo de uma nova língua: o alemão. Contudo, com o alemão surgiu um outro desafio que se misturava ainda com uma pequena paixão minha: o teatro. 

Desde pequena que gosto muito de teatro, quer de ver, quer de fazer, e, depois das minhas primeiras experiências na escola primária, o bichinho só cresceu. Então, quando surgiu a oportunidade de juntar três das minhas paixões: o teatro, a escrita e as línguas, ficou difícil dizer que não .

O projeto denomina-se Alemão em Cena e junta dez alunos de alemão, de décimo e décimo primeiro ano, que ficam então responsáveis por imaginar, escrever, encenar e representar uma peça, cujo tema é dado pelo Goethe Institut. Com o mote "Die Anderer", "os outros", nasceu assim a nossa peça, que compara os dois lado em que a Alemanha foi dividida em 1961 e um hipotético futuro para os Estados Unidos da América, dois anos após a eleição de Donald Trump.

Resolvi falar-vos sobre o Alemão em Cena porque, para além do desafio que representa, por causa da língua, tem estado a ser uma experiência fantástica e que vai muito além do teatro. Para além dos benefícios que tem a nível de desenvolvimento de língua, os nossos ensaios semanais são, acima de tudo, alturas em que brincamos, rimos, nos divertimos. O tema da peça permitiu também momentos de reflexão e levou-nos a imensa pesquisa que nos deixou a conhecer relatos de quem viveu na Alemanha quando esta estava dividida. Esta tem sido, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora e com a qual me tenho divertido imenso.

Deixo-vos ainda com o resumo da nossa peça, que em breve poderão encontrar no youtube, uma vez que esta será submetida a uma fase de seleção:

9 de novembro de 1989. A Alemanha está ainda atravessada por um muro, dividindo o seu povo, separando famílias, condicionando a vida das pessoas. 9 de novembro de 2016. Donald Trump ganha as eleições e dois anos são o suficiente para que imigrantes latinos sejam perseguidos e deportados como se de criminosos se tratasse. 

Quase três décadas depois e, por todo o mundo, continuam a existir muros e barreiras, quer físicos, quer psicológicos.

 Todos os muros devem cair.

Passando a fase de seleção, espera por nós um festival de teatro alemão em Almada, que nos traz não só a possibilidade de conviver e trocar experiências com outros alunos e atores, como também de participar em vários workshops dos mais diversos temas. Desejem-nos sorte!





Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui 

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona, tal como tenho vindo a referir nos posts anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para corsemfim@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vocês pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook. 

- FUNDADORES DO PROJETO - 


- NOS MESES ANTERIORES - 

Janeiro - Fevereiro [parte 1 e parte 2]

You Might Also Like

14 comentários

  1. Linda a junção que você fez sobre as coisas que gosta <3. Eu sou muito tímida e tenho um pouco de medo em subir num palco huahua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por teres gostado! Felizmente, nunca tive medo do palco, mas conheço quem tenha e acredito que seja uma coisa ultrapassável eheh

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Um beijinho!

      Eliminar
  2. É uma iniciativa tão gira! E é fantástico darem apenas o tema e o resto ficar a cargo dos alunos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres achado isso! É, sem dúvida, um grande desafio, o que o torna ainda mais fantástico!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Um beijinho!

      Eliminar
  3. Que giro! Que nostalgia desses tempos em que o teatro era parte da minha vida :) Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma nostalgia boa, espero eheh fico contente por teres gostado!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Um beijinho!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Muito obrigada! Obrigada também pela visita e pelo comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  5. Que projecto fantástico! É uma óptima forma de melhorar uma língua, de forma mais interactiva :)

    Beijinhos
    Daniela
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, mesmo muito bom! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  6. Que giro Beatriz, adoro mesmo este conceito de juntarem a língua a uma peça de Teatro, para além de vos ajudar a melhorar a aprendizagem da língua de uma forma muito descontraída o Teatro é excelente para melhorar a nossa comunicação, especialmente para ajudar a deixar de ter medo de falar em público e isso pode ser muito benéfico para o teu futuro um dia.

    gostei muito deste texto e boa sorte para a fase de seleção :)

    beijinhos
    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, sem dúvida, uma ótima iniciativa, que nos está a ensinar muito! Medo de falar em público nunca tive, sempre fui muito extrovertida e comunicativa, mas reconheço que o teatro me tem ajudado a lidar com a pressão durante apresentações de trabalhos, entre outras coisas. Quanto à fase de seleção, já recebemos a notícia de que passámos!

      Obrigada pela tua visita, pelo teu comentário e pelos desejos de sorte!

      Um beijinho!

      Eliminar
  7. Super interessante (= Também adorava aprender mais línguas... neste momento, falo 3 e arranho qualquer coisa em espanhol. Falo português (obviamente) e sou C1 em francês e em inglês. Mas sempre tive o sonho de aprender mais línguas, tipo italiano, alemão, russo... Quando me dedicar ao alemão vou pedir-te ajuda hehe.

    Quanto à peça em si, sem dúvida que deve ser interessante. O tema é uma época histórica fascinante e espero que consigam tirar daí uma boa lição (=

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou uma apaixonada por línguas! Falo português também (eheheh), tive três anos de espanhol, estou entre o B2 e o C1 a inglês e agora estou a aprender o alemão; para o futuro, tal como tu, quero muito aprender italiano.

      Fico contente por teres gostado! Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!