1/3 DO SECUNDÁRIO? CHECK | PERSONAL ARTICLE

Há pouco mais de um ano partilhei convosco a indecisão que estava a sentir face ao secundário e o quão difícil estava a ser tomar uma decis...

Há pouco mais de um ano partilhei convosco a indecisão que estava a sentir face ao secundário e o quão difícil estava a ser tomar uma decisão - podem ler aqui; agora, escrevo-vos como alguém que já terminou o seu primeiro ano no secundário, que não se arrepende da escolha que fez e que acaba este ano com uma imensidão de boas memórias! Após estes novos meses, na bagagem levo novas amizades, novos projetos e muitos momentos para recordar!

Este foi um ano que passou particularmente rápido, o que tem muito de assustador, mas gosto de pensar que se isso aconteceu, então é porque foi um bom ano. O secundário não foi, para mim, o drama que muitas pessoas fazem dele, embora este também tenha sido o meu primeiro ano, que é o que dizem ser o mais fácil. 

No início do ano, embarquei demasiado em dois projetos novos - o Alemão em Cena, do qual já falei aqui e aqui, e a equipa de voleibol da minha escola. O primeiro, tal como já vos tenho vindo a dizer, é um projeto de teatro em alemão, em que tudo, desde a escrita da peça à sua realização, é levada a cabo por nós, alunos. Em maio, ocorre depois o festival Alemão em Cena, em Almada, em que várias escolas do país inteiro apresentam as peças umas às outras e convivem entre si durante uns dias. Foi uma das experiências mais enriquecedoras que tive, quer pela experiência no palco, quer pelas pessoas fantásticas que conheci. 



Quanto ao voleibol, no final do meu nono ano, decidi que iria começar a fazer desporto no secundário e juntar-me a esta equipa de desporto escolar foi quase como o cumprir de uma promessa que tinha feito a mim mesma. O voleibol sempre foi um dos meus desportos favoritos, embora o jeito para isso não fosse o maior, e este ano serviu não só para evoluir na modalidade, como também para conhecer mais pessoas e fazer novas amizades. 



Como é claro, no meio disto tudo houve também testes, trabalhos de grupo, ensaios para o teatro, treinos e uma imensidão de outras coisas. E, como é claro, nem sempre foi fácil gerir tudo e há sempre dias em que parecemos não ter tempo para nada. Nesses dias, respira-se fundo, conta-se até dez e regressamos ao trabalho, com calma, afinco e determinação.

Acho que não vale de muito falar-vos das coisas normais dos anos letivos - todos nós passamos por situações de pressão, de stress, por testes, avaliações, apresentações e, embora tenhamos todos maneiras diferentes de lidar com isso, a verdade é que lidamos e no fim fica sempre tudo resolvido.

Outro ponto muito importante do meu secundário e do qual não me vou esquecer, de certeza, foi um evento que ajudei uma amiga minha a organizar - uma tarde de Spoken Word. Juntamente com uma professora de inglês, organizámos uma tarde para partilha de textos, quer originais, quer de autor, em português ou inglês. Ainda que o resultado não tenha sido tão bom quanto esperávamos, não deixou de ser um bom resultado, principalmente se tivermos em conta que foi a primeira vez que algo semelhante aconteceu naquela escola. Mesmo sendo um grupo pequeno, estivemos cerca de uma hora a conversar e a apresentar uns aos outros os textos que escrevemos, o que resultou numa experiência muito enriquecedora a nível intelectual.

Em suma, e como também não me quero esticar muito nisto, tenho só a dizer que este foi um ano fantástico, que contribuiu muito para o meu crescimento enquanto aluna e enquanto pessoa. Conheci pessoas igualmente fantásticas e, tal como já referi no início, fiz memórias ainda melhores! O décimo ano foi um ano que, acima de tudo, passou rápido demais, mas não poderia estar mais ansiosa para o que aí vem!

You Might Also Like

16 comentários

  1. O secundário tem coisas boas e más! Diverte-te ao máximo!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tal como tudo na vida! Irei fazê-lo! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Obrigado, querida Beatriz :')

    Fico feliz por não te teres arrependido da tua escolha e, acima de tudo, por teres tido a mestria de te envolver em novos projetos. É bom quando olhamos para trás e conseguimos ver uma série de coisas boas que aconteceram. É isso que nos vai fazendo crescer enquanto pessoa.

    Tenho muitas, muitas saudades do meu secundário. Mesmo!!! :') Tira sempre o melhor partido de tudo o que possas, sem medo de errar!

    NEW REVIEW POST | YVES ROCHER: Bronzing Duo Powder
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Medo de errar? Nunca! Concordo plenamente contigo no que diz respeito a envolver-nos em projetos, é realmente isso que nos faz crescer enquanto pessoa!

      Obrigada eu, Miguel, pela tua visita e pelo teu comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  3. Olá Beatriz, tudo bem??
    Gostei muito deste post apesar de te seguir recentemente. Quanto a ele, posso dizer-te, que o 10ºano pra mim foi dos melhores além da escola nova, das amizades que evoluiram e tenho certezas que serão para lá do secundário. Eu estou no 11ºano e apesar de todo o trabalho que tenho tido em Humanidades, foi o que escolhi mesmo com receios e dúvidas e por vezes a vontade de desistir do que sempre quis.. Mas com muita luta tudo se consegue !! Boa sorte para o próximo ano letivo e continua :)

    http://omeuprimeirovlog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz! Por aqui está tudo bem e espero que contigo também, obrigada. Fico muito contente por teres gostado do post e por te teres juntado a nós!

      Com muita luta tudo se consegue, tens toda a razão! Obrigada pelos desejos de sorte, daqui a um ano cá estarei para falar sobre o meu 11.º!

      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  4. O meu ano favorito no secundário foi sem dúvida o 12º ano.
    O secundário como tudo, tem coisas boas e más mas é uma etapa única que deixará boas memorias. Aproveita bem

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei aproveitar, ao máximo mesmo! Muito obrigada pelo teu comentário e pela tua visita!

      Um beijinho!

      Eliminar
  5. Por acaso gostei do secundário, já terminei a escola vai fazer 6 anos no próximo mês, foi quando apresentei a minha PAP e aí sim, ADEUS ESCOLA!
    Tirei um curso profissional Técnico de Gestão e cheguei ao fim do 12º saturada de contabilidade de gestão! Se podesse mudar de curso teria-o o feito, mas depois estar a recuar anos para trás ? não :x
    Agora aproveita as férias, beijnhos
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que chegar ao final e pensar que, se pudesse, teria trocado de curso deve ser algo frustrante e compreendo perfeitamente a tua escolha de não "perder" mais três anos. Mas tens toda a razão, agora é aproveitar as férias!

      Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário, Helena!

      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Eu não gostei nada no meu secundário.. Mas, como em tudo, o que é bom para uns, não é bom para todos!
    Fico muito feliz por saber que te adaptaste tão bem àquilo que é uma mudança tão drástica na nossa vida.

    Que continues a ter muito sucesso!
    Beijinhos
    http://chic-andcheap.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh, tenho pena... Muito obrigada pelos desejos de sucesso! Muito obrigada também pela tua visita e pelo teu comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  7. Aproveita imenso o secundário especialmente para fazeres tudo o que mais gostas. Acredita que é a altura em que mais tempo vais ter para ti. Aproveita ao máximo :)

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou aproveitar! Já sei que daqui em diante só se torna mais complicado ahahah muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  8. Eu acabei este ano e já começo a sentir um aperto de falta de tempo, aproveita bem essa época! Espero que os próximos anos sejam tão bons ou melhores querida e que tenhas um regresso em grande em Setembro!

    Beijinho grande,
    www.al-duque.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveitarei! Muito obrigada por esses desejos, espero exatamente o mesmo ahahah Muita sorte para ti nesta nova fase!

      Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário. Um beijinho!

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!