ESTOU A APRENDER ITALIANO... SOZINHA! E AGORA?

Sempre tive uma paixão enorme por línguas. Pelo português e pelo inglês, principalmente. Mas, a par disso, sempre tive também uma grande vo...

Sempre tive uma paixão enorme por línguas. Pelo português e pelo inglês, principalmente. Mas, a par disso, sempre tive também uma grande vontade de saber mais, daí também ter começado a aprender alemão no secundário, ao invés de continuar o espanhol - isso e porque, aqui entre nós, a língua castelhana nunca me agradou muito.

As aplicações e sites online que prometem ajudar-nos a aprender, sozinhos, outra língua não são novidade para ninguém, mas confesso que sempre fiquei um pouco de pé atrás quanto à veracidade desses cursos; principalmente porque não estamos muito habituados a ter coisas boas de forma gratuita, entendem? Contudo, há uns tempos e num artigo de outro blog, ouvi falar, pela primeira vez, no Duolingo.


Desde sempre que quis aprender italiano, é, para mim, uma das línguas mais bonitas no mundo e confesso que sempre me fascinou; sempre derreti um pouco ao ouvir falar este idioma, que considero ser tão doce e apaixonante. Assim, uma das  coisas a que me propus este verão, depois de ter conhecimento do site, foi a aprender a língua.

O Duolingo funciona de uma maneira muito simples - basta criarem a conta e depois escolherem o idioma que pretendem estudar; caso sejam fluentes em inglês, sugiro que o escolham como linguagem base, uma vez que vos vai permitir ter um leque maior de idiomas à escolha. A parte da aprendizagem é feita através de associações da palavra com imagens, de áudios e da tradução de pequenas frases.

Existem vários níveis e cada nível divide-se entre várias lições; para além dos métodos que mencionei acima, cada lição tem também uma espécie de resumo com os temas abordados, para complementar a parte mais prática. Além disso, o Duolingo disponibiliza também uma série de memory cards, onde podem treinar as lições que já deram.

Por fim, estão ainda disponíveis objetivos diários, bem como lembretes, através do email, para não se esquecerem de praticar a língua que estão a aprender. Aliás, é importante relembrar que aprender um idioma novo é algo que requer prática diária, ou, pelo menos, constante. Podem ainda instalar a aplicação do Duolingo no vosso telemóvel, caso queiram aprender e praticar em andamento.

Até agora, a minha experiência com o site tem sido fantástica e não tenho mesmo razão de queixa! Cumpre aquilo que promete, na medida em que é, efetivamente, gratuito, tem imensos idiomas disponíveis e a aprendizagem é feita por blocos, de forma simples e associativa e que dá para qualquer pessoa. Podem ainda repetir, sempre que quiserem, as lições que já tiverem terminado, para relembrar o que tenham aprendido e para reforçar os vossos conhecimentos. Para quem, como eu, gosta de aprender e tem um fascínio enorme pelas línguas, acho que encontrei mesmo o instrumento certo! 

You Might Also Like

22 comentários

  1. Adoro o Duolingo!! Omg! Aprendi muito francês por lá! Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma ferramenta incrível! Obrigada pelos desejos de boa sorte e obrigada também pela tua visita e pelo teu comentário.

      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Não conhecia o Duolingo, mas parece fantástico!! Boa sorte em aprender italiano...


    Passa pelo blog e deixa a tua pergunta acerca do regresso às aulas!!

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/q-regresso-as-aulas-facam-as-vossas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma ferramenta fantástica! Obrigada, querida, e obrigada também pela tua visita e pelo teu comentário.

      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Confesso que me deixaste muito interessada! Como estou a fazer erasmus na Holanda acho que seria uma boa oportunidade para aprender um pouco de holandês. Segui o blog! Beijinhos

    diananasnuvens.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por ter suscitado essa curiosidade! É uma ferramenta muito boa e vais ver que te vais dar bem com ela.

      Obrigada por te juntares a nós e obrigada também pela tua visita e pelo comentário. Um beijinho!

      Eliminar
  4. Não conhecia. Comecei a aprender italiano, também sozinha, através do busuu e gostei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não conheço o busuu, tenho que ir fazer umas pesquisas! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Eu aprendi muita coisa em Espanhol por causa do Duolingo, acho a app supeeer prática e educativa :)

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho uma ferramenta fantástica; muito prática e ensina de uma maneira muito fácil e eficaz. Obrigada pela visita e pelo comentário, Ângela.

      Um beijinho!

      Eliminar
  6. Olá,
    Também uso o duolingo, acho bastante acessível e intuitivo.
    Parabéns pelo post.
    Beijinhos
    Margarida Dias
    https://espaco93.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Margarida! Concordo totalmente com o que disseste acerca do Duolingo.

      Fico muito contente que tenhas gostado do post! Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Um beijinho.

      Eliminar
  7. Junto-me ao clube! Eu estou a tentar aprender Alemão, mas utilizo o Memrise. Partilho o teu gosto pela língua italiana que, provavelmente, será a próxima :)

    https://something-to-remind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte! É uma língua complicada, mas se aprenderes em associação ao inglês fica mais fácil! Não conheço o Memrise, tenho que ir fazer umas pesquisas.

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Inês! Um beijinho!

      Eliminar
  8. Ai, eu também à uns tempos atrás tinha uma pancada danada por aprender italiano e foi por lá que comecei a aprender... mas depois desisti porque não tinha tempo, talvez volte mas para aprender alemão que é uma mais valia no meu trabalho. Beijinhos!

    http://theblossomsgirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora também tenho andado em pausa, por causa das aulas, mas espero não ter que desistir! Alemão tenho como disciplina!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, querida. Um beijinho!

      Eliminar
  9. Uma boa dica! Não conhecia o Duolingo.
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma ótima ferramenta! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  10. Não conhecia mas tal como tu sempre quis aprender italiano e esta parece-me uma óptima ideia, vou experimentar sem dúvida!

    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma ótima ferramenta e espero que gostes e que consigas aprender qualquer coisinha! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  11. Respostas
    1. É mesmo! E não é nada difícil! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!