MARISCAR SEM LIXO

A sexta-feira santa caracteriza-se, pelos lados de Setúbal e por muitos outros, pela mariscagem. Mariscadores ou não, as famílias saem das ...

A sexta-feira santa caracteriza-se, pelos lados de Setúbal e por muitos outros, pela mariscagem. Mariscadores ou não, as famílias saem das suas casas pela manhã, munidas de tudo o que é necessário para apanharem aquele que será o petisco do dia. Muitos vão à procura do lingueirão - um bichinho que vive escondido e que exige o recurso a um bocadinho de sal fino para o fazer sair da sua casinha, permitindo assim a sua captura. Os mariscadores levam esse sal com eles, mas, muitos, não recolhem as embalagens quando elas chegam ao fim.

Foi, principalmente, por causa disto que surgiu a campanha Mariscar SEM Lixo. Esta campanha de voluntariado e sensibilização, organizada pela Ocean Alive, junta o povo de Setúbal, os seus pescadores e outros apaixonados pelo mar, que vêm um bocadinho de todo o lado, numa enorme ação de limpeza dos portos palafíticos da Carrasqueira e Possanco, no Estuário do Sado. Esta ação, realizada no dia dezoito de fevereiro, contou com 219 voluntários, dos quais 67 fazem parte da comunidade local e, por causa dela, o estuário do Sado viu-se livre de quase sete toneladas e meia de lixo.

mais imagens aqui
Esta foi, sem dúvida alguma, uma experiência gratificante e que espero voltar a repetir! O meu turno começava à 13h, hora a que fomos recebidos, com muito carinho e entusiasmo, pela Sílvia, que nos iria encaminhar até à Carrasqueira e dar-nos todas as informações que precisávamos; foi também ela quem nos contou a história da Ocean Alive, bem como os projetos da organização para além desta campanha. 

O caminho não era assim tão longo, mas foi o suficiente para nos ambientarmos ao grupo e até para fazermos algumas amizades, o que chega até a constituir uma das melhores coisas desta campanha - o grupo de voluntários não podia ser mais diferente, tendo pessoas de várias faixas etárias e de vários locais, mas que se deram lindamente e que trabalharam juntas para um estuário do Sado mais limpo! Além dessa simpatia e companheirismo vindos dos outros voluntários, pudemos também contar com todo o apoio dos orientadores, que nos guiavam e ajudavam com todo o carinho e dedicação. Éramos, sem dúvida alguma, uma equipa!

Da Carrasqueira, fomos divididos entre grupos, uns que ficariam ali, outros que iriam limpar o Possanco, uma tarefa um bocadinho mais difícil do que havia sido de manhã, uma vez que a maré tinha subido e, portanto, já não conseguiríamos aceder a todos os locais. Fomos para o Possanco de autocarro e, lá, juntámo-nos na caixa de pick-ups para viajar até aos locais de limpeza- éramos dez pessoas, todos apertadinhos na parte de trás da carrinha, com o sol e o vento a bater-nos no rosto e muita vontade de trabalhar! 

mais imagens aqui

mais imagens aqui

Chegados aos pontos de limpeza do Possanco, seguiram-se duas horas de trabalho que passaram muito rápido e, no fim, se revelaram muito gratificantes. Foram duas horas em que, de certa forma, demos um bocadinho de volta à natureza, tornando-a mais limpa, mais pura e livrando-a dos erros que muitos de nós cometemos, dia após dia, às vezes sem sequer nos apercebermos. E se quiserem ter uma noção do quão grave é a situação, chegámos até a encontrar panelas de alumínio, já deformadas devido ao tempo, para além de vários sacos do lixo cheios dos mais variados materiais, desde as referidas embalagens de sal fino a plástico, passando ainda por vários materiais de pesca.  

Esta foi a minha primeira experiência a fazer voluntariado e, sem dúvida, que é algo que quero muito repetir, quer pela Ocean Alive, quer por tantas outras, desde que a oportunidade apareça e o meu horário seja favorável. Foi mesmo fantástico e sinto que não há palavras suficientes que consigam caracterizar o quão feliz e realizada me senti quando, ao final da tarde, entrámos no ferry para regressar a casa. Tudo naquela tarde foi muito especial, desde a simpatia do grupo e dos orientadores a podermos dar algo de volta ao mundo! É algo que recomendo muito que façam, principalmente por podermos estar a retribuir ao mundo as coisas fantásticas que ele nos dá! E se o quiserem fazer através da Ocean Alive, há uma nova ação de limpeza no dia 30 de março e podem saber tudo sobre isso na página de facebook deles!

mais imagens aqui

Deixo-vos com esta fotografia da fantástica equipa com que trabalhei durante esta tarde, juntamente com uma linda peça que tivemos o gosto de encontrar, durante a nossa sessão de limpeza - um crânio, inteirinho e impecável, de javali! Impressionante, não acham? 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Que experiência tão gratificante, já te o digo! É muito importante mostrar-nos sensíveis a este tipo de ações e ainda mais importante é o facto de o partilhares para que chegue a mais pessoas e para que mais pessoas o possam fazer. E esse javalizinho, que descanse em paz, deixou uma herança muito linda!! :)

    ResponderEliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!