O BOOKTUBE E O BOOKSTAGRAM

Há uns tempos falei-vos de 3 APPS GRATUITAS PARA QUEM GOSTA DE LER - a GoodReads, a Instapaper e a Priberam; no final desse post, se bem s...

Há uns tempos falei-vos de 3 APPS GRATUITAS PARA QUEM GOSTA DE LER - a GoodReads, a Instapaper e a Priberam; no final desse post, se bem se lembram, mencionava por alto o BookTube e o Bookstagram. O post de hoje vem, precisamente, para vos dar a conhecer mais sobre essas duas partes das redes sociais que já tão bem conhecemos!



BOOKTUBE

O YouTube já não é novidade para ninguém; com mais ou menos problemas, esta rede social de partilha de vídeos ganhou imenso público, sendo atualmente a quarta rede social com mais utilizadores ativos, ficando apenas atrás do Facebook, do WhatsApp e do Messenger. Ora, sendo assim, também não é difícil adivinhar o que é o BookTube! 

Esta secção do YouTube é nada mais, nada menos do que aquilo que o seu nome indica - uma parte desta rede social que tão bem conhecemos que é inteiramente dedicada a livros, sendo que os vídeos vão desde reviews a hauls. E já chegou a Portugal! Segundo o Público, "os primeiros "booktubers" surgiram há quase nove anos", lá para os lados da América - nos Estados Unidos, no Brasil, no Canadá, tendo sido os booktubers estrangeiros quem influenciou os restantes, consequentemente fazendo com que o fenómeno chegasse a este lado do Atlântico. 

O início do BookTube é atribuído ao BeautyIsntSkinDeep - um canal cujo primeiro vídeo data de setembro de 2009, estando inicialmente associado ao blogue The Bookie Bunch, que teve o seu início em 2005, e mais "recentemente" foi associado ao The Bookish Belle, que teve a sua última entrada em março de 2012. Embora não tenhamos notícias recentes da Laura, temos a agradecer-lhe por ter introduzido o mundo dos livros ao YouTube e de certeza que ela está orgulhosa pelo crescimento do mesmo!  

Já em Portugal, diz-se que o "o primeiríssimo [canal] do género" foi o InêsBooks - o primeiro vídeo da Inês data de 2012 e o seu canal conta com mais de dois mil subscritores. Tal como a fundadora Laura, o canal de YouTube é complementado com um blog, o OMG! She's a book reviewer. Curiosos? Então já sabem o que fazer quando terminarem de ler o post! 

BOOKSTAGRAM 

Ora, se já perceberam o que é o BookTube, de certeza que também já sabem qual o conceito do Bookstagram - é, tal e qual como o anterior, uma secção, desta vez do Instagram, que é inteiramente dedicada à literatura. Nesta hashtag encontram fotos de estantes e livros dos mais variados cantinhos do mundo, embora se destaquem os posts oriundos dos Estados Unidos da América e, novamente, do Brasil. Desta vez, ao invés de vos falar sobre a origem deste "projeto", uma vez que seria mais complicado descobrir a primeira pessoa que tinha usado uma hashtag que já foi utilizada mais de 12 milhões de vezes, mostro-vos então algumas contas que se dedicam aos livros! Ora vejam! 

É exatamente aquilo que o nome diz! Esta conta, que juntou mais de doze mil seguidores, dedica-se à partilha de fotos de livros, conjugando as obras com gelados! Delicioso, não acham? A baixo, deixo-vos as últimas três publicações da página.


2. Subway Book Review
Por aqui, o conceito é completamente diferente! Imaginem-se no metro, num dia normal da vossa vida, em Nova Iorque, Londres ou no Cairo, quando, de repente, o Uli Better Cohen, a Marta ou a Leena vêm ter convosco e vos perguntam o que estão a achar do livro que estão a ler. Nesta conta partilham então as fotografias dos estranhos que encontram, enquanto estes seguram um livro, cuja review está depois na descrição. Novamente, deixo-vos a baixo as últimas três publicações.

3. Cat Book Club
Eu adoro livros! Disso vocês já estão fartos de saber; mas quem me conhece, sabe que também adoro, do fundo do meu coração, gatinhos. Esta conta tem quase dez mil seguidores e todas as suas 213 publicações juntam livros e gatos, para encher o coração daqueles que, como eu, se dividem entre estes dois amores! Ora vejam lá se estas três fotos não são um mimo. 

E então? O que acharam do BookTube e do Bookstagram? Vão juntar-se a estes fenómenos que estão em constante crescimento?

You Might Also Like

26 comentários

  1. Olá, Beatriz.
    Obrigada pela referência :) De facto, em 2012, ninguém falava na palavra «BookTube», eram apenas vídeos sobre aquilo de que mais gostávamos: livros :) Uma coisa mais natural do que pensada dentro de uma determinada categoria.
    Não conhecia o teu blogue, li os últimos posts e achei muito gira esta mistura de informação e sugestão :)
    Beijinhos, Inês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alos Inês!

      Ora essa, o reconhecimento e o crédito têm que ser dados a quem os merece, o que é o caso. Realmente, calculo que na altura nem sequer imaginasses o crescimento que o BookTube acabaria por ter.

      Fico muito contente por teres gostado do blog; és bem-vinda a este meu cantinho sempre que quiseres aparecer! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  2. Não conheciamos nenhum dos dois, não sei se isto é muito mau. Senão fosse o teu post, acho que continuavamos a não saber. Gostei da Cat Book Club (BOOKSTAGRAM ) ;)
    Beijinhos <3

    https://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é nada mau, que disparate! Se vos fizer sentir melhor, também conheci ambos muito recentemente. Também gostei muito!

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho!

      Eliminar
  3. Adorei este post, eu amo ler e como tal fiquei super curiosa e tenho de ir ver estas coisas todas 😘

    Beijinhos

    Beijinhos

    Sweet Diy´s with Maria

    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por teres gostado! Passa também pelo post que mencionei no início deste, vais gostar e pode ser que te seja útil! Obrigada pela visita e pelo comentário, Maria.

      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Que projetos interessantes e que aonda desconhecia :)
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito interessantes mesmo! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Fico à espera de ver isso! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  6. Respostas
    1. É mesmo um mimo! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  7. O youtube é quase um mundo de informação, existe tanta coisa por lá. Não conhecia esses canais, mas já andei a ver e gostei imenso!

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O YouTube é mesmo uma das plataformas mais completas, em termos de informação e diversidade de conteúdos, embora ultimamente se andem a registar alguns problemas. Fico muito contente por teres gostado!

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho!

      Eliminar
  8. São plataformas bastante interessantes que nem fazia ideia que existiam, só aqui no teu blog é que descubro isto e até gosto de algumas páginas de bookstagram :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por poder ser uma fonte de informação ahahah Ainda bem que gostaste! Há umas mesmo muito interessantes!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Miguel. Um beijinho!

      Eliminar
  9. Eu confesso que não costumo seguir booktubers a não ser a LilyCReads porque ela é completamente um espelho de mim a ler livros - e é super engraçada!!
    Se tiveres recomendações de booktubers eu adoraria!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço a LilyCReads, por acaso; não pus recomendações porque este campo também é novidade para mim, mas quem sabe daqui a uns tempos! Obrigada por essa recomendação também!

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho!

      Eliminar
  10. Desconhecia completamente. Irei juntar me de certeza pois a literatura faz parte da minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por ter podido partilhar a informação contigo e por te juntares a estes dois fenómenos em crescimento! Fico à espera de outra visita tua aqui ao Bookaholic para nos contares como correu!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Sandra. Um beijinho!

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Fico muito contente por teres gostado do meu cantinho! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho, Marta!

      Eliminar
  12. Não fazia ideia da existência disso e é supeeeeeer útil, obrigada :)

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito útil, e é uma maneira de acompanharmos os livros através das redes sociais que já tanto usamos! Obrigada eu, querida, pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  13. Como é de calcular, fui logo visitar o blogue que mencionaste aí e já vou ao instagram dar um saltinho a essas contas. Que maravilha saber que a literatura ainda não é completamente menosprezada :) Beijinhos

    www.margarida.in

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma maravilha que a literatura ainda seja valorizada, principalmente nas redes sociais, que às vezes parecem ir tomar conta do mundo! Fico contente por ter sido útil.

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho, Margarida!

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!