3 LIVROS QUE QUERO LER

Sinto que já há um tempo que não falava de livros por aqui - principalmente porque, nos últimos tempos, também não tenho sido grande leitor...

Sinto que já há um tempo que não falava de livros por aqui - principalmente porque, nos últimos tempos, também não tenho sido grande leitora. Ora, para contrariar isso e também para regressar aos velhos hábitos de leitura, trago-vos hoje uma pequena lista de 3 livros que quero ler. Podem ver estes nomes e muitos outros na minha to read list, do goodreads - aqui.

Antes de começarmos o post, aproveito ainda para vos contar que o Bookaholic é agora um blog afiliado WOOK, o que me leva a pedir-vos para que, sempre que vão fazer uma compra, acedam ao site através deste link, que é o link associado ao meu id de afiliada. Em troca, podem contar comigo para vos informar sobre todos os descontos e promoções! Aproveito já para vos dizer que, de momento, TODOS os livros estão com 10% de desconto e com portes grátis! Posto isto, vamos então à nossa lista?

Ensaio sobre a Cegueira (1995), José Saramago




Li Saramago pela primeira vez o ano passado, por recomendação da minha professora de inglês de nono ano; o escolhido foi As Intermitências da Morte e, se leram a review que fiz, sabem que fiquei completamente rendida. A escrita deste vencedor do Nobel da Literatura é uma coisa doutro mundo, é verdade, mas isso é só mais uma das coisas que nos faz querer ler mais e mais dele. Depois desse primeiro livro, a minha vontade de ler Saramago só aumenta, não só pelo seu estilo literário, mas pela forma como aborda temas controversos e algo polémicos ou tabu.

Ensaio sobre a Cegueira é um romance, publicado pela primeira vez em 1995, e é um dos livros de Saramago que mais vontade tenho de ler. Deixo-vos então com a sinopse, para ver se vos contagio! 

"Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como como «um rastilho de pólvora». Uma cegueira coletiva. Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã.  As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica."

Por um Fio (2016), Rainbow Rowell 


Não é novidade nenhuma que sou uma fã incurável de romances! Vocês têm-no visto pelas obras que tenho vindo a mostrar-vos aqui e a verdade é que gosto mesmo de histórias de amor, talvez até por ser maioritariamente esse o género literário em que também eu escrevo. A minha paixão por esse tipo de histórias é uma das coisas que me fez ficar tão curiosa acerca deste livro...

A Rainbow Rowell também não é novidade aqui pelo blog; falei-vos dela quando li pela primeira vez um livro seu, que apresentei depois aqui no blog - Eleanor e Park. É certo que gostei imenso desse livro e da escrita de Rainbow, que nos apresenta cenários cliché, de uma maneira não tão cliché. Novamente, deixo-vos a sinopse de Por um Fio, que espero que vos cative tanto quanto me cativou a mim.

"Georgie McCool sabe que o seu casamento está por um fio. Ela ainda ama o marido, Neal, e o marido ainda a ama a ela - mas a química desapareceu. Dois dias antes de visitarem a família de Neal, Georgie informa-o de que não irá com ele. Ela é argumentista de televisão e o seu emprego exige a sua presença. Sabe que Neal irá ficar chateado mas nunca pensou que ele fizesse as malas e partisse sem ela. Atormentada pela sua decisão, Georgie pensa que deitou tudo a perder. Até que descobre uma forma de comunicar com a versão mais nova do marido... no passado.

Não sendo exatamente uma viagem no tempo, Georgie sente que recebeu uma nova oportunidade de salvar o seu casamento ainda antes de ele começar. Mas será que é isso que ela realmente quer?"

O Universo nos Teus Olhos (2017), Jennifer Niven


Não conheço Jennifer Niven de lado nenhum. Não conhecia a obra até há bem pouco tempo,  quando a encontrei no goodreads. O que me cativou, logo de imediato, foi o título - um título sucinto e simples, mas poderoso, profundo. A sinopse, ainda que pareça um pouco cliché, não deixa de ser interessante até porque, se assim fosse, este livro não faria parte desta lista. Ora leiam: 

"Libby, outrora a rapariga mais gorda da América, conseguiu finalmente ultrapassar o desgosto causado pela morte da mãe e está pronta para voltar a viver. Jack é o típico rapaz popular do liceu, no entanto, tem prosopagnosia e não consegue reconhecer caras.

Quando o destino os une, a solidão que cada um sente dá lugar a sentimentos muito diferentes... Uma história de superação e de um amor verdadeiro e invulgar que nos devolve a esperança no mundo, em nós e no outro."
Book Gift - www.wook.pt

You Might Also Like

27 comentários

  1. Também quero muito ler o Ensaio Sobre a Cegueira. A WOOK costuma ter promoções que nos apanham de surpresa e levam-nos à falência, mas por enquanto nunca me arrependi. Entregam rapidamente e os livros vêm sempre impecáveis.
    Adoro a Goodreads, descobrem-se muitos livros por lá. É viciante :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ficares atenta à página do Bookaholic no facebook, eu vou partilhando lá as promoções deles! Também nunca me arrependo, gosto muito da forma de trabalho deles e as entregas ao domicílio são fantásticas, não tenho queixa nenhuma a fazer! Também gosto muito da Goodreads e em breve falarei exclusivamente dela aqui no blog; fica atenta!

      Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário! Um beijinho!

      Eliminar
  2. "As Intermitências da Morte" é dos meus livros favoritos. Quando li o "Memorial do Convento" no secundário achava que nunca seria capaz de gostar de Saramago até uma amiga me sugerir esse livro. A partir daí foi amor à primeira vista. Estudei "Ensaio sobre a Cegueira" na licenciatura e é uma obra m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! As analogias que ele faz são excelentes, mesmo.

    A Rainbow Rowell é das minhas escritoras favoritas mas ainda não tive a oportunidade de ler "Por um Fio". Sugiro-te "Fangirl", que é o meu mais que tudo da autora :)

    O terceiro livro está na minha lista de futuras leituras, parece ser super interessante!

    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto
    SHE WRITES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que o Memorial do Convento também não é o que mais me chama a atenção da extensa lista das suas obras, mesmo sendo eu de Mafra. Quanto ao Ensaio sobre a Cegueira, estou mesmo muito curiosa para ler e espero conseguir fazê-lo este ano!

      Também já recomendaram o Fangirl e tenho alguma curiosidade; dela, só li o Eleanor & Park, mas adorei mesmo!

      Obrigada pela tua visita e pelo comentário, Sónia!

      Um beijinho!

      Eliminar
  3. Quero tanto ler o "Por um Fio". Adoro o estilo de escrita da Rainbow!!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas! A primeira a ler partilha a opinião, combinado? Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário!

      Um beijinho.

      Eliminar
  4. obrigada pelo comentário <3
    parecem ser super interessantes :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, por visitares o Bookaholic e pelo teu comentário! Parecem, de facto, muito interessantes.

      Um beijinho!

      Eliminar
  5. Também quero ler o Ensaio sobre a Cegueira!

    Beijinhos
    http://myfr3namaste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira a ler partilha a opinião, combinado? Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  6. Pessoalmente, de Saramago aconselho o "Caim" (;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou pesquisar! Obrigada pela sugestão, bem como pela visita e pelo comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  7. Obrigado, querida :')

    Confesso que não sou muito fã de Saramago, mas fiquei de olho no segundo livro, o "Por Um Fio". Parece ser bem interessante :D

    NEW TIPS POST | See if Something is Missing In Your NECESSAIRE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh, recomendo-te As Intermitências da Morte, a sério, a maior parte das pessoas que não gostam de Saramago acabam sempre por gostar desse! Obrigada pela visita e pelo comentário, Miguel!

      Um beijinho!

      Eliminar
  8. O Ensaio sobre a Cegueira é tão mas tão bom. Uma realidade chocante e uma metáfora gigante ao mundo atual.
    Os outros dois livros não conheço, mas fiquei bastante curiosa para a leitura.

    My Own Anatomy ✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou mesmo mortinha para ler! Quero ver se o faço ainda este verão. Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário, Marli.

      Um beijinho!

      Eliminar
  9. Não conheço nenhum mas eu sou completamente inculta na questão de livros ahah

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que passar por cá mais vezes então, para conheceres outros nomes! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  10. De Saramago, um escritor que eu aprecio imenso já há alguns anos, recomendo imenso, como tua próxima leitura, "Homem Duplicado". Se quiseres, mais recomendações, pede, haha.
    Quanto à Rainbow, só li uma única obra dela: eleanor and park. Apesar de não apreciar muito o seu trabalho, vou dar uma chance a esse livro :) O último lembra-me um pouco uma fanfic. Nunca li mas também anotei, porque sou uma ávida leitora :)

    Gostei do blog, vou seguir! :)

    meg,
    swacre.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a conseguir seguir porque ando com um bug qualquer, mas vou ativar a notificação deste comentário que assim posso passar por aqui mais tarde para tentar de novo! :) Entretanto, abri outro post e aprecio imenso o teu conteúdo!

      Eliminar
    2. Vou anotar o "Homem Duplicado" também e pesquisar mais sobre ele! E estás à vontade para todas as recomendações que quiseres dar, são todas bem vindas!

      O único que li da Rainbow até agora foi, também, Eleanor & Park, mas gostei bastante, daí a curiosidade de ler mais dela. O último parece mais leve e mais fanfic-like, sim.

      Fico muito contente por teres gostado do conteúdo e por estares interessada em seguir o blog e espero que entretanto o consigas fazer! Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.

      Um beijinho e muito amor!

      Eliminar
  11. Sim, entendo. Tal como sempre digo, é uma questão de vermos o que realmente é capaz de nos fazer falta :D

    NEW BLOGGERTIPS POST | How do I EDIT my IG PHOTOS: VSCO/FACETUNE/IG TOOLS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  12. De todos, só li o Ensaio sobre a Cegueira há alguns anos e gostei bastante. A escrita é muito dura mas a temática é brutal (no sentido literal). É "abre olhos" (provavelmente não foi a melhor expressão) para a natureza humana :P
    Beijinhos ❤
    EVENING BREEZE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o mandei vir e estou mortinha para que chegue! Depois partilho o que achei aqui pelo blog, mas fico feliz que tenhas gostado! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  13. Já estou para ler o "ensaio sobre a cegueira" há imenso tempo mas tenho procrastinado e a culpa é toda da internet eheheh ~~ é uma malvada ~~ também estou curiosa com o "por um fio" mas não sei ate que ponto é o meu estilo para mim os romances é mais do género do "o perfume" eheheheh eu sei sou estranha
    beijinhos, Akira do Viver num t0

    ResponderEliminar
  14. quero imeeeenso ler o Ensaio Sobre a Cegueira , deve ser lindo !
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o tenho cá em casa! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!