SUMOL SNOWTRIP 2019


18 horas de autocarro, mais coisa, menos coisa, é o que separa Mafra de Pas de la Casa. No meio de todas essas Puntas Umbrías, Marinas D'Or, Gandías e Benalmadenas, a Sumol marca pela diferença e oferece aos finalistas uma experiência de neve, na linda e imponente Andorra.

O relógio marcava cerca das 20h quando o autocarro arrancou do seu ponto de partida. A viagem que ali se iniciava adivinhava-se bem longa, mas maior do que a distância a percorrer, era a vontade de lá chegar, e depressa, porque a semana que aí vinha prometia ser a melhor das nossas vidas. 

E cumpriu. 


Embora longa, a viagem para lá revelou ser muito mais suportável do que aquilo que estava à espera, muito também por todo o entusiasmo que nos consumia. No meio de jogos, muita música e boa disposição e algumas sestas, quando demos por nós já começávamos a ver neve no lado de lá da janela. Estávamos perto, mas nunca mais chegávamos!

A espera terminou por volta das 16h da tarde, quando chegámos finalmente a Pas de la Casa, uma pequena estância de ski bem no cimo de Andorra, já muito perto da fronteira com a vizinha França. É um sítio relativamente pequenino e acolhedor, onde temos tudo à mão, de lojas de aluguer de equipamento de neve a grandes centros comerciais.

As primeiras horas lá revelaram-se muito morosas, devido a um check-in demorado, contudo, nada diminuía o fascínio que era estar, finalmente, ali. Depois do tempo de espera, já com mãos geladas e a bater o dente, era altura de partirmos em descoberta do nosso bloco de apartamentos, para nos instalarmos no que seria a nossa casa durante a próxima semana.


O número 44 do Calgary era um apartamento pequenino e confortável, mais do que suficiente para o nosso grupo de três, com uma vista incrível para a montanha, sempre repleta de uma imensidão de branco e, de alguma maneira, magia. Além do aquecimento fantástico, que nos permitia não andar encasacadas até dentro de casa, a cada porta correspondia ainda uma esquí box, uma arrecadação onde podíamos deixar todo o nosso equipamento.

Depois de nos instalarmos e de transformarmos o nosso alojamento num pequeno lar, estava na altura de procedermos às compras e começarmos a preparar-nos, estava a começar. A primeira noite estava a cargo do Deejay Kamala, que não desiludiu e iniciou, propriamente dito, a nossa viagem da melhor maneira possível!

No manhã seguinte, procedemos ao aluguer do nosso equipamento de ski ou snowboard, as duas opções de desportos de neve que tínhamos, e lançámo-nos à aventura! Com aula marcada para as 14h, resolvemos procurar um sítio para almoçar, uma vez que essa refeição estava incluída no nosso acesso as pistas. O desafio começou exatamente aí!


Com botas de ski calçadas, o que por si só já constituía um desafio - são desconfortáveis e é bem difícil apanhar o jeito para se andar com elas! -, e skis e bastons às costas, começámos a procurar informações para saber quais os restaurantes a que o nosso "menu bocadillo" se aplicava. Informação errada aqui e informação errada ali, acabámos a subir a montanha, a pé, com todo o nosso equipamento às costas, apenas para chegar aos estabelecimentos errados e ter que a descer novamente, enquanto ao nosso lado já havia gente a rasgar a neve.

Acabámos então por desistir da missão almoçar, optando por comer qualquer coisa quando saíssemos da nossa primeira aula de ski. Essa foi, como já seria de esperar, a segunda aventura do dia, dada a nossa inexperiência e o quão complicado é ser-se coordenado quando, de repente, os nossos pés ganham alguns (muitos) centímetros de comprimento.

Contudo, tudo está bem quando acaba bem, e após algumas quedas e muitas gargalhadas, a nossa aula estava concluída e, embora ainda tivéssemos mais uma hora de pista, optámos por pousar os skis e descansar. No acesso às pistas, tínhamos ainda a base da Sumol, sempre com música à tocar, atividades, brindes e, como não podia deixar de ser, latas fresquinhas da bebida homónima. Entre as várias atividades, é de destacar a mega batalha de bolas de neve, que teve tanto de engraçado como de doloroso, e a mega descida de insufláveis!


No que diz respeito à noite, o nosso cartaz incluía ainda a poderosa Blaya e outros nomes bem conhecidos como Putzgrilla, Toy, Deejay Télio, DJ Ride e a Rebel Kidz Crew. Além disso, todas as noites tinham temáticas diferentes e a maior parte delas incluía acessórios, contribuindo ainda mais para a diversão! Destacam-se, e muito, os Putzgrilla, que nos deram a melhor das seis noites, apesar da curta duração da sua performance, problema que vimos repetir-se com todos os artistas.

No terceiro dia de viagem, o dia da atuação do Toy, os planos incluíam ainda um jantar de arraial num restaurante próximo, com vários participantes da viagem, que se revelou um dos momentos favoritos de praticamente toda a gente! Ao convívio e à bebida juntou-se a música popular portuguesa e a verdade é que, absortos em toda a animação do ambiente, o jantar teve muito mais de arraial do que de jantar propriamente dito.


Mais coisa, menos coisa, a rotina revelou-se essa durante os restantes dias, com muita neve de dia (e de noite e de dia e de noite e de dia e) e muita festa durante a noite, tudo conjugado com a alegria de conhecer pessoas novas, fazer amizades e descobrir tudo o que aquele local fantástico tinha para nos oferecer! Foi, sem dúvida alguma, uma semana muito intensa, da qual voltámos todos com o coração cheio e com uma imensa vontade de regressar, ou de nem sequer partir!

Fica, contudo, a sensação de que palavras nenhumas chegam para descrever o que vivemos naquele paraíso a mais de mil quilómetros de casa, portanto fiz para vocês uma compilação de vídeos, feitos por outros participantes da viagem, e que vos dão várias perspetivas diferentes do que foi a 14.ª edição da Sumol Snowtrip.



You Might Also Like

0 comentários

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!