5 CIDADES QUE QUERO CONHECER | PERSONAL ARTICLE


Não é novidade nenhum que adoro viajar, que quero sair por aí e conhecer a Europa toda, e depois a Ásia, a América, África, já perceberam onde quero chegar, não já? O mundo tem imenso para nos oferecer e eu não quero perder nem um bocadinho! É com este mote que vos trago o post de hoje - um em que vos dou a conhecer 5 das (várias) cidades que quero conhecer, sendo que me comprometi a mim mesma a fugir ao mais comum e mais cliché; ou seja, vou tentar evitar as capitais europeias que já tão bem conhecemos, a tão afamada Nova Iorque e tantas outras que já são tão faladas, o que não diminui, em nada, a minha vontade de as visitar também. 

O que me dizem? Vamos viajar um bocadinho?


1. Selfoss, Islândia
Selfoss é a maior cidade no sul da Islândia, embora seja uma cidade pequenina; conta com mais de seis mil habitantes e situa-se a cerca de 50km da capital Reiquejavique. Um dos principais pontos de atração é o Geysir - o Geysir é o géiser que deu o nome a este fenómeno geológico; trata-se de uma espécie de fonte termal que, periodicamente, tem erupções. Embora este já esteja inativo, a apenas 50 metros dele está o Strokkur - um outro géiser, muito mais ativo, que dizem lançar água quente a quase dez metros de altura, com intervalos de, mais coisa, menos coisa, cinco minutos.

Mas não pensem que ficamos por aqui! A apenas meia hora de distância, está o Kerid - um lago que surgiu de uma cratera vulcânica. Apesar da entrada ser paga, a maior parte dos turistas não se arrepende de ter ido visitar este ponto que faz parte de uma rota turística popular, denominada Círculo Dourado. A estes dois fenómenos geológicos de que já falamos, juntam-se também excursões pela cidade, passeios a cavalo e muitas outras coisas de interesse.

A visitar também, embora já não nesta cidade, é a cascata Selfoss, que, ao contrário da localidade homónima, se situa já no norte da Islândia. Situa-se no rio Jökulsá á Fjöllum, o segundo maior do país; este rio tem origem num glaciar, sendo que o seu curso de água depende da estação do ano, da meteorologia e da atividade vulcânica. A alguns metros de distância está uma outra cascata, a Dettifoss, que é considerada a mais poderosa da Europa.


2. Fairbanks, Alaska
Com mais de 32 mil habitantes, Fairbanks é a maior cidade do interior do Alaska e a segunda maior de todo o país, perdendo apenas para Anchorage. Para começar a nossa viagem, vamos até ao Museu do Norte, que se situa na Universidade do Alaska. Além da arquitetura do edifício, este é um museu que vai, de certeza, deixar-vos fascinados, uma vez que, em quase um milhão e meio de artefactos, representa milhões de anos de diversidade biológica, bem como milhares de anos de tradições culturais nortenhas. As exposições são consideradas a melhor introdução para a diversidade animal, demográfica e de paisagens do Alaska, daí começarmos por aqui.

Aqui entre nós, eu gosto muito de visitar museus e, em Fairbanks, isso é o que não falta! Seguimos então para o Museu da Aurora de Gelo; este museu está a uns permanentes -7ºC e a sua construção ficou terminada em 2005. Este museu é considerado o maior ambiente gelado do mundo e foi criado através de mil toneladas de gelo e neve, tudo recolhido no Resort Cheta Hot Springs; impressionante, não acham? No seu interior, podem contar com esculturas de gelo, roupinhas para ajudar a lidar com o frio e até com bebidas servidas em copos de gelo.

Para terminar, não nos podemos esquecer de lembrar que Fairbanks é frequentemente considerado o melhor local para ver uma Aurora Borealis, também conhecidas como luzes do norte! Um dos melhores sítios para tal, segundo o Instituto Geofísico da Universidade, é precisamente o Resort Cheta Hot Springs, que tem até um alarme para avisar os hóspedes quando as luzes surgirem.



3. Pattaya, Tailândia
E assim num instantinho viajamos até à Tailândia, mais propriamente a Pattaya, a cidade do pecado. Esta já é uma localidade de litoral, um destino de praia e de vida noturna, que é depois complementado com os restantes pontos turísticos. Vamos a isso? Esta é uma cidade mais dedicada ao turismo, com praias paradisíacas e muito agitada durante a noite, focando-se muito na luxúria e na sensualidade.

A nossa viagem começa, contudo, no Santuário da Verdade, um gigante edifício de madeira, que se situa numa colina rochosa com vista privilegiada para o mal. Este é considerado, por muitos, um monumento ao artesanato tailandês, enquanto outros o assemelham a um palácio ou templo. Tendo como inspiração quatro grandes influências filosóficas e artísticas - chinesa, thai, khmer e hindu -, este santuário tem quer o seu exterior, quer o seu interior adornado por esculturas, também de madeira, de cabeças de buda, animais sagrados e tantos outros temas religiosos e filosóficos. Além disso, o Santuário da Verdade funciona ainda como tributo à visão da antiga Terra, ao conhecimento antigo e à filosofia oriental; a sua construção foi iniciada em 1981, tendo surgido da ideia de um bilionário chamado Lek Viriyaphant, que pretendia com esta construção mostrar às pessoas o rico património arquitetónico e cultural da Tailândia. Aqui entre nós, acho que conseguiu!

Outra coisa muito curiosa da cidade de Pattaya é o seu mercado flutuante! Este é um conceito desenvolvido para apresentar a tradição e cultura das quatro regiões tailandesas - norte, sul, centro e noroeste. Pode ser percorrido de barco ou a pé, sendo que todos os produtos e amostras de cultura estão nos barcos, daí o seu nome.

Para terminar, damos um pulinho a Nong Nooch - um jardim botânico tropical. Tem dois quilómetros quadrados e é considerado um dos mais bonitos jardins do mundo! Foi aberto ao público na década de 80 e conta com mais de 15 mil espécies, vindas de todos os cantos do mundo, bem como centenas de plantas autóctones. O Nong Nooch divide-se em diferentes secções, como o jardim romano, o jardim de cactos ou, o mais admirado de todos, o sector das orquídeas. O clima tailandês permite o crescimento de orquídeas sem que tenha que se recorrer a estufas, permitindo imensa quantidade e variedade, que prometem fascinar os turistas. Além disso, o jardim oferece ainda muitos outros espetáculos e serviços, desde passeios de elefante - aqui entre nós, tive a oportunidade, uma vez, de subir ao dorso de um elefante e achei fantástico! - a cerimónias tradicionais e demonstrações de artes marciais.


4. Melbourne, Austrália
O penúltimo destino da nossa viagem é Melbourne! Esta é a cidade mais habitada do estado de Vitória e a segunda área urbana com mais população da Austrália, ficando apenas atrás da capital Sidney. Melbourne oferece imensas atividades relacionadas com os animais e com a natureza, desde o jardim botânico ao jardim zoológico. Contudo, a nossa viagem começa pelo Santuário Healesville - um santuário bem diferente daquele que vimos na Tailândia.

O Santuário Healesville, também conhecido por Santuário Sir Colin MacKenzie, é dedicado à fauna australiana. Sendo mantido por ONGs, esta é uma zona natural e de preservação da vida selvagem, permitindo, em simultâneo, aos turistas, o contacto com os animais característicos da Austrália, de coalas a cangurus. Estes trinta hectares são, naturalmente, considerados o melhor sítio para se conhecer a fauna deste país, mas não se deixa ficar por aí! O Santuário Healesville é ainda o sítio ideal para aproveitar a boa comida e o bom vinho que a região de Yarra Valley tem para oferecer; além disso, conta ainda com exibições e espetáculos interativos. Este santuário, além de ser o sítio perfeito para pessoas e animais se voltarem a conectar com a natureza, tem ainda um papel crucial no salvamento de algumas espécies em vias de extinção.

Uma das experiências obrigatórias da Austrália é a Great Ocean Road - uma estrada de 243km que começa pouco mais de uma hora a sudoeste de Melbourne. Esta experiência turística tem para oferecer visuais costeiros, cascatas, a possibilidade de ver coalas e até mesmo antigos naufrágios! Como o nome indica, a viagem é toda feita através de comunidades à beira-mar, passando por Torquay, Lorne e Apollo Bay. Além disso, há ainda quem aproveite para ter aulas de surf ou stand-up paddle ou para caminhar pela Great Ocean Walk - um trilho que, geralmente, leva oito dias a fazer, cada um deles com coisas novas para descobrir e experienciar.



5. Jaipur, Índia
Para terminar, vamos até à cidade cor-de-rosa, na Índia. Falamos, claro está, de Jaipur, a maior cidade do estado de Rajastão e antiga capital do principado de Jaipur, quando o país ainda estava sob domínio britânico.

A nossa viagem inicia-se, como não podia deixar de ser, no Palácio da Cidade; a sua arquitetura teve influência mongol e é de realçar a beleza de todos os seus pormenores, que conseguem inclusive dar à pedra um aspeto rendado. Parte do edifício é visitável e outra não, sendo que a parte pública é arejada e aberta. Além da beleza exterior evidente, no interior podemos ver manuscritos, pinturas em miniatura e até trajes reais. No meio do pátio maior está o Mubarak Mahal, onde eram recebidos altos dignitários estrangeiros; neste palácio das Boas-Vindas, existem mais coleções de trajes da realeza e até mesmo trajes bordados a ouro.

Do Palácio da Cidade vamos para o Jal Mahal, o Palácio da Água! Este é um palácio de poucos pisos, simétrico e que destoa ligeiramente do tom cor-de-rosa que deu alcunha à cidade de Jaipur, apresentando uma fachada cor de areia. Embora a exploração do seu interior esteja interdita à maioria dos visitantes, não deixa de ser fascinante ver este enorme edifício que parece flutuar no centro do lago Man Sagar.

O último destaque de Jaipur vai para o Jawahar Kala Kendra, um centro multicultural dedicado às artes, construído com o propósito de conservar a arte de Rajasthani. É composto por oito museus, um anfiteatro, um auditório fechado, uma biblioteca, uma sala dedicada a exposições, um estúdio de arte e até um pequeno hostel. Para além de duas galerias de arte permanentes, o JKK tem ainda a oferecer três outras galerias e, todos os anos, organiza o seu próprio festival de teatro.


E assim terminamos a nossa pequena viagem e voltamos a este lado do ecrã. O que me dizem? Voltamos a viajar um dia destes?

You Might Also Like

60 comentários

  1. Amazing post, Dear!
    I`m following your blog with a great pleasure with Google+
    Please follow me back - Sunny Eri: beauty experience

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glad you enjoyed it, love! I will make sure to follow you back with Google+. Thank you so much for stopping by and leaving your comment!

      Sending love xx

      Eliminar
  2. Também quero imenso ir à Índia e à Tailândia, são países que me fascinam imenso!

    Beijinhos,
    A Namastê | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São fascinantes, mesmo! A diferença entre a nossa cultura e a deles deve ser uma coisa abismal!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Rafaela. Um beijinho!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Quero muito! Obrigada pela visita e pelo comentário, Catarina.

      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Adorava ir à Índia, fascina-me imenso ;)
    Beijinhos*

    DEAR LIPSTICK | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas! É fascinante mesmo! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Quero muito lá ir! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  6. Quando fores a Pattaya e Jaipur leva-me contigo, sim? São sítios de sonho que adorava, adorava, adorava visitar! :D

    Beijinhos,
    SHE WRITES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está combinado então! Vou contar contigo quando surgir a oportunidade!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, querida. Uma beijoca!

      Eliminar
  7. Olha vamos juntas porque essas cidades também quero conhecer ahahah

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a Sónia, já somos três! É isso mesmo!

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho!

      Eliminar
  8. Que vontade de viajar agora mesmo, a Islândia é daquelas viagens que deve ser mesmo única e irrepetível, tenho muita curiosidade.
    Gostava muito de conhecer a Tailândia e a Australia.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é? Estava a escrever o post e só me apetecia ir comprar bilhetes de avião! A Islândia e o Alaska são dois destinos que me fascinam por completo; ainda que os outros também o façam, é um fascínio completamente diferente.

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho!

      Eliminar
  9. obrigada pelo comentário <3
    sem dúvida que também adorava ter a oportunidade de conhecer essas cidades :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que seja um oportunidade que surja tanto para ti, como para mim! Obrigada pela visita e pelo comentário, Inês.

      Um beijinho!

      Eliminar
  10. Adorei o post, eu cá também gostaria de conhecer muitos dos país que aqui postaste e outros tantos... quem sabe um dia possa ir (pelo menos) a um país dos vários continentes :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E outros tantos...", isso mesmo! Também quero conhecer, pelo menos, um país de cada continente; é o mínimo mesmo. Obrigada pela visita e pelo comentário, Helena.

      Um beijinho!

      Eliminar
  11. Gostei imenso das sugestões e não me importava nada de visitar! Ai esse jardim tropical na Tailândia.....que tentação!

    Adoro viajar, é mesmo uma das melhores coisas que a vida nos pode oferecer não é? <3

    Beijinhos e resto de uma boa semana <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres gostado das minhas escolhas! E tens toda a razão, viajar é mesmo das melhores coisas que a vida nos pode dar, para além de que é o melhor investimento que podemos fazer em nós mesmos.

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Carla! Um beijinho e um bom fim de semana!

      Eliminar
  12. R: É isso mesmo! Têm a noção errada e nem fazem um pequeno esforço para conhecer melhor antes de criticar :P Obrigada minha querida <3

    De todos os destinos que mostraste, aquele que sempre me chamou imenso a atenção foi a Islândia <3 Adoro o frio, e adorava passar lá um tempinho :3

    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O frio por acaso não é das minhas coisas favoritas, mas era mais do que capaz de pôr isso de lado para visitar um sítio tão fantástico! Fico contente que partilhes da minha opinião!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Sofia. Um beijinho!

      Eliminar
  13. Que post incrível! As fotos que você colocou me deixaram com muita vontade de viajar! Meu sonho também é poder conhecer os mais variados lugares do mundo...
    Essa cidade na Alaska parece ser incrível, só tenho receio do frio, já que não é o meu clima favorito... A Índia aparenta ser maravilhosa, quero muito um dia poder visitar <3

    Beijos... E ah, venha fazer uma visita ao meu blog!
    Entre Devaneios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O frio também não é das minhas coisas favoritas, mas tanto o Alaska como a Islândia compensam isso! Fico contente por ter suscitado essa vontade de viajar - é bom saber que consigo causar impacto em quem me lê.

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho, Elysa!

      Eliminar
  14. Adoro post sobre viagens! Dá-me logo vontade de viajar também e quero muito ir ao Laska, já agora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas gostado deste também! Obrigada pela visita e pelo comentário, querida.

      Um beijinho!

      Eliminar
  15. Eu sou daquelas pessoas que vive para viajar, não tenho tanto a curiosidade das cidades mas sim dos país. A Tailândia é um dos próximos sítios onde quero muito ir.

    O post está maravilhoso.


    Beijinhos

    Sweet Diy´s with Maria

    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a minha curiosidade também é mais no país do que nas cidades; mas resolvi focar pontos mais concretos no post, para também poder falar mais sobre pontos turísticos e o que visitar. Fico muito contente por teres gostado do post!

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho!

      Eliminar
  16. Que exotica, adorei as escolhas, super diferente do que a maioria gostaria de conhecer, bom pelo menos as pessoas que converso, nunca havia pensado em alguns como Islândia e a Tailândia, mas me parecem muito bonitos os lugares. Espero que você consiga alcançar esse objetivos e conhecer todos o mais rápido possível para assim fazer outra lista <3 <3
    Adorei o blog e estou seguindo ;)

    Xoxo :*
    www.isabelamingues.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que tenho uma imensidão de destinos mais comuns que também quero visitar, como Nova Iorque ou Roma ou Paris, mas optei por falar daquilo que menos se fala e de destinos que às vezes não são a nossa primeira escolha! Fico muito contente por teres gostado das minhas escolhas!

      Obrigada por esse desejo tão bom e quem sabe daqui a uns tempos venha outra lista, mesmo que esta ainda não tenha sido completada! Obrigada também pela visita e pelo comentário e por te juntares a este meu cantinho, significa muito para mim.

      Um beijinho!

      Eliminar
  17. Apaixonei-me pelas duas ultimas! :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo apaixonantes! Obrigada pela visita e pelo comentário, Joana.

      Um beijinho!

      Eliminar
  18. Eu e o meu namorado queremos muuito que a nossa próxima viagem seja à Islândia! Somos os dois fascinados pelo país :D
    la veine chronicles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a realizem e espero poder ler sobre isso! A Islândia é um fascínio mesmo!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Marta. Um beijinho!

      Eliminar
  19. Sem palavras todos os destinos são bonitos! sem dúvida que agora despertou me bué interesse todos os destinos que mencionas te terei mesmo de visitar todos eles um dia!
    Beijinhos//Jéssica
    http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenhas gostado dos meus destinos e que tenha despertado o teu interesse! Espero que consigamos ambas visitá-los a todos!

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Um beijinho, Jéssica!

      Eliminar
  20. Adorava ir a todas as cidades que indicaste. Estou muito farta do típico de new york e london :l

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo por isso que escolhi estes destinos, por serem diferentes dos que se costuma falar! Fico muito contente por teres gostado!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, querida. Um beijinho!

      Eliminar
  21. Obrigado, querida :D

    OMG Mellbourne!!! Deve ser tão awesome!!

    NEW TIPS POST | 8 dicas para uma PELE IMACULADA o ano inteiro. ;o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece ser fantástico mesmo! Obrigada pela visita e pelo comentário, Miguel.

      Um beijinho!

      Eliminar
  22. São ótimas cidades para conhecer, principalmente por terem culturas diferentes. Não me importava nada em ficar pela Islândia!
    Foste nomeada numa TAG no meu blog
    Beijinhos
    https://escritalhadaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente pela diferença de culturas que as escolhi! Ohh, muito obrigada pela nomeação, Miguel, vou já ver isso! Obrigada também pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  23. Tailandia...india...bem guardadas aqui no meu coração tb xp
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero muito visitar! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  24. Também adorava ir ao Alaska e ver as luzes do norte. Deve ser algo fantástico de vislumbrar!
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve mesmo! Sem dúvida um dos itens mais importantes da minha lista de coisas a fazer antes de morrer! Obrigada pela visita e pelo comentário, querida.

      Um beijinho!

      Eliminar
  25. Heeya, adorei o post, também gostava muito de ir à Índia e à Austrália :)
    Besos,
    http://i-dreamer-girl.blogspot.pt/2017/08/5-paises-que-tenho-o-sonho-de-visitar.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por teres gostado! São locais fantásticos, mesmo! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  26. Adoro viajar, acho que gostava de conhecer tudo quanto puder, mas sem duvida que Tailândia e índia são países de eleição para mim :)
    Beijinhos!
    https://you-look-amazing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São ambos países que quero muito conhecer, principalmente pela diferença cultural. Obrigada pela visita e pelo comentário, Ana!

      Um beijinho!

      Eliminar
  27. O que nós gostávamos mesmo era de fazer uma volta ao mundo... Isso é que era um sonho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui! Já somos três então - isso era mesmo O sonho! Obrigada pela visita e pelo comentário, queridos.

      Um beijinho!

      Eliminar
  28. Ai ai ia já para qualquer um desses sítios!! A seguir o blog :)
    wanderlust essence

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas! E sem pensar duas vezes! Obrigada pela tua visita e pelo comentário, Carolina; mais importante ainda, obrigada por te juntares a este meu cantinho!

      Um beijinho!

      Eliminar
  29. De todas as cidades a que me apaixonei mais foi a na Tailândia, era um sonho conhecer este país!

    Passa pelo blog e deixa a tua pergunta acerca do regresso às aulas!

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/q-regresso-as-aulas-facam-as-vossas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um país muito intrigante, mesmo! Obrigada pela visita e pelo comentário, Beatriz.

      Um beijinho.

      Eliminar
  30. Sem palavras, adorei!!!!

    Beijinhos,
    JRazing
    Segui, se quiseres vê o meu blog - https://jrazing.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por teres gostado! Obrigada pela visita e pelo comentário, João.

      Espero ver-te por cá mais vezes; um beijinho!

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!