A METAMORFOSE | BOOK REVIEW

Publicado pela primeira vez em 1915, há mais de cem anos, A Metamorfose Ã© o mais conhecido, estudado e citado texto da obra de Franz Kafka, escritor de língua alemã, considerado pelos críticos um dos mais influentes do século XX. Diz-se que Kafka escreveu esta obra em vinte dias e a verdade é que não precisei nem de metade para a completar, por ser tão leve e se ler tão facilmente!


Kafka conta-nos a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, preso à empresa onde trabalha por causa de uma dívida dos pais e das suas dificuldades económicas, que o tornam o sustento da família. Contudo, uma mudança inexplicável ocorre com Gregor, que, num dia, acorda e se vê transformado num inseto semelhante a uma barata gigante. É de notar que, inicialmente, o nosso protagonista não se preocupa com a surpreendente metamorfose, mas sim com o facto de estar atrasado para o trabalho.  Logo aqui, vemos a principal característica de Gregor - este é um homem que vive única e exclusivamente para o seu trabalho, deixando de lado todas as suas ambições e desejos, mesmo não estando contente com isso.

Ao longo da obra, é-nos apresentada a forma como a família Samsa reage a esta transformação, reação essa que também vai evoluindo ao longo do tempo. E se, inicialmente, há o medo e a rejeição, chegam também a compaixão e a ajuda, mas será que ficam? Kafka explora assim esta metamorfose metáforica do ser humano, abordando tanto as necessidades e pensamentos do próprio, como a forma como quem o rodeia reage, bem como a evolução dessa própria reação. Afinal, nem tudo é um conto de fadas!

A minha parte preferida da obra foi a sua simplicidade aparente - é uma obra curta, fácil de ler e com uma escrita simples, mas está repleta de simbolismos, metáforas e lições que tornam a leitura muito mais interessante! Há, então, n'A Metamorfose uma multiplicidade de transformações que, de uma maneira ou de outra, afetam todas as personagens e, quiçá, até o leitor.

You Might Also Like

3 comentários

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!